[RESOLVIDO] mageia-prime problemas de fonte

Espaço reservado à comunidade para discutir versões de teste Alpha, Beta e Release Candidate - RC da Mageia...

[RESOLVIDO] mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor adhefe » Seg Mar 18, 2019 9:52 pm

O mageia-prime permite mudar o suporte ao processamento GPU da placa integrada à placa dedicada em computadores com suporte gráfico híbrido.

Quando eu mudo do suporte integrado(intel) para o dedicado(nvidia), há variações no tamanho das fontes em ícones, janelas, etc.

Alguém sabe como fazer para manter o tamanho das fontes seja com suporte nvidia ou intel?

OBS: Tenho encontrado posts onde se fala do EDID do monitor e de como a nvidia lê estes parâmetros, mas até agora não consegui achar uma solução para o problema.

Obrigado.
Editado pela última vez por adhefe em Sex Mar 22, 2019 10:40 pm, em um total de 1 vez.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor macxi » Ter Mar 19, 2019 12:20 am

Oi adhefe,
Não, infelizmente eu não sei como ajudar, por isso só vou trocar algumas ideias.
Eu nem sabia que existia esse pacote mageia-prime na Mageia 6, apesar da placa do vídeo do computador aqui ser nvidia, mas é bem antiga.

O banco de dados dos pacotes da Mageia, o Mageia App Db, dá mais dados sobre esse pacote na Mageia 6: mageia-prime - An NVidia Prime configuration tool, indicando que o mantenedor deste pacote é o ghibo, que na sua página de colaborador da Mageia, Giuseppe Ghibò registra que ele mantem 14 pacotes da Mageia.

No bugzilla da Mageia achei um bug de 2016 pedindo para adicionar esse pacote ao repositório da Mageia 6: Bug 16691 - Add nvidia-prime as a better alternative to Bumblebee for Hybrid Graphics,
Esse bug foi um pedido para fazer esse pacote mageia-prime Mageia 6 e para substituir o Bumblebee que tinha na Mageia 5.

Achei mais esses outros dois bugs:
    Bug 23122 - Missing depency to switch graphic cards on optimus hardware --> 2018 - Erro após instalar o mageia-prime
    Bug 18904 - Plasma+Nvidia: After resume, Plasma desktop icons text fields is unreadable on some systems --> 2016 Problemas nos textos dos ícones

Dei uma olhada no Mageia 6 Release Notes #NVIDIA drivers, e achei esses comentários:

    Laptops Optimus
    Os proprietários de laptops NVIDIA Optimus (processador gráfico Intel integrado e GPU NVIDIA discreta) agora têm três maneiras de se beneficiar do poder de sua GPU discreta:
      1 - Como na Mageia 5, o pacote Bumblebee pode ser usado para conectar o monitor à GPU NVIDIA, permitindo o acesso à sua capacidade de processamento, embora com alguma sobrecarga.
      2 - Uma nova ferramenta experimental chamada mageia-prime pode ser usada para configurar o NVIDIA Prime suportado por kernels recentes e servidores Xorg. Ele permite alternar totalmente para o uso da GPU NVIDIA sem a sobrecarga do Bumblebee e é particularmente adequado para uso com o CUDA.
      3 - Os drivers Nouveau gratuitos suportam o descarregamento Prime GPU fora da caixa, que pode ser usado através da variável de ambiente DRI_PRIME=1 (a menos que o driver NVIDIA proprietário esteja em uso por, por exemplo, mageia-prime). Consulte a documentação do Nouveau para ver como configurar o Xorg para usar o NVIDIA Prime com DRI3.
    Em todos os três casos, ao configurar os drivers gráficos, é preciso apenas configurar a placa Intel (pelo menos na maioria das configurações do Optimus), já que ela é tipicamente a única fisicamente conectada a um monitor

Procurei mais na google e não achei maiores informação. Por isso, o penso que o melhor caminho e o que você já está fazendo, é o dar uma verificada aqui no fórum e no fórum em inglês, e se não tiver maiores resposta, uma opção seria abrir um bug no Mageia Bugzilla.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor adhefe » Ter Mar 19, 2019 1:35 pm

Obrigado, macxi,

Eu busco uma solução que, durante o boot, assegure que as fontes serão mantidas.

Após algumas buscas no google, descobri que algumas alterações no xorg.conf poderiam funcionar. O mageia-prime cria um xorg.conf automaticamente e na seção "Screen" deixa algumas opções comentadas. Algumas destas opções
parecem ser exatamente as mesmas que outros recomendam mudar. Então, ainda sem ter certeza do que estou fazendo, descomentei as seguintes linhas:

Option "UseEDID" "off"
Option "UseEdidDpi" "false"
Option "DPI" "96 x 96"

E, mantive comentadas essas outras linhas,

#Option "DisplayDevice" "None"
#Option "IgnoreDisplayDevices" "CRT"
#Option "TripleBuffer" "true"

E aí, aparentemente funcionou.

Ainda não sei se esta é a melhor forma de fazer. Se alguém puder fazer um comentário sobre isso ou tiver outra opção melhor para definir isso durante o boot, por favor, dê uma orientação.

Também estou postando isso no fórum em inglês,

https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?f=23&t=12701

Obrigado.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor atf » Sex Mar 22, 2019 12:15 pm

Na janela de "fontes" do "systemsettings5", veja o campo na parte inferior: "Forçar PPP das fontes"
Marque o item e escolha o tamanho da fonte. Eu uso 96.

Image

Abraço, adhefe
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
Avatar do usuário
atf
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Dez 30, 2016 4:56 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor adhefe » Sex Mar 22, 2019 10:39 pm

Olá Atf,

Eu não sabia desta opção do systemsettings5. Terminei usando a recomendação do próprio mageia para o uso do mageia-prime.

https://github.com/ghibo/mageia-prime#troubleshooting

O mageia-prime cria um xorg.conf e nele há algumas linhas comentadas na seção Screen. Parece que o problema está no fato de o controlador da nvidia lê o EDID do monitor e resolve que DPI adotar. Então, descomentando as linhas sobre o EDID evita-se isso e passamos a ter um só padrão de DPI. Também aqui estou usando 96.

Código: Selecionar todos
Section "Screen"
   Identifier "nvidia"
   Device "nvidia"
   Option "AllowEmptyInitialConfiguration" "on"
   #Option "UseDisplayDevice" "None"
   #Option "IgnoreDisplayDevices" "CRT"
   Option "UseEDID" "off"
   Option "UseEdidDpi" "false"
   Option "DPI" "96 x 96"
   #Option "TripleBuffer" "true"
EndSection


No momento, após a atualização do nvidia, a opção nvidia (mageia-prime-install) passou a não levantar o servidor X. Assim, que consertarem isso voltarei a usar estas configurações.


Obrigado.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: [RESOLVIDO] mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor atf » Sáb Mar 23, 2019 10:56 am

Eu também custei a achá-la pois ficava mais escondida. O bom é que você pode testar várias opções de tamanho de fonte.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
Avatar do usuário
atf
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Dez 30, 2016 4:56 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [RESOLVIDO] mageia-prime problemas de fonte

Mensagempor adhefe » Sáb Mar 23, 2019 11:40 am

atf escreveu:Eu também custei a achá-la pois ficava mais escondida. O bom é que você pode testar várias opções de tamanho de fonte.


É interessante notar que o mageia-prime troca o xorg.conf de acordo com a opção install ou uninstall. Então, como a escolha do DPI no meu caso foi feita no xorg.conf para o caso install, parece que foi por mera sorte que tenha havido homogenização da fonte quando da opção uninstall. Talvez a solução que você encontrou afete ambas as situações e, então, seja a melhor opção para o meu caso. Depois testarei isso.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am


Voltar para Mageia em Desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron