Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e GPT

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor otto » Seg Set 15, 2014 10:20 pm

peser71 escreveu:Saudações a todos!

Meu notebook Acer morreu e comprei um Asus novo com UEFI e partição GPT. Logo de cara coloquei o LinxMint no pendrive e fui tentar instalar, mas quando vi aquele monte de partições fiquei assustado e desisti de mexer no hd. :o Como não vi nenhuma partição lógica deixei pra descobrir a novidade mais tarde. Como sou professor esperei as férias do meio do ano pra botar a mão na massa.

Meu Asus veio com Windows 8 de fábrica. Quando atualizei pro 8.1 então que sufoco! Quase 3h pra atualizar, reiniciou várias vezes, teve uma hora que ficou tanto tempo numa tela que pensei: "Detonei meu notebook novinho.", no fim ainda perdi os drivers. :shock: Fiquei agonizando usando o windows desde o começo do ano até semana passada. :? Que saudade me deu do linux. Desde que comprei eu quis instalar o mageia, mas não sonseguia por no pendrive de jeito nenhum. :cry:

Procurei no Brasil e no exterior dicas de instalar mageia no pendrive e só achava coisas desse tipo: Usa o comando dd, o IsoDumper ou Image Writer (Como? Só quando sair versão pro windows. kkk). O YUMI tem lá uma opção chamada Mageia que ainda não funciona também. Cheguei a tentar o ImageWriter com um live do Ubuntu, mas não funcionou no meu Asus. :(

Pra você que também está passando por esse problema por causa de um notebook novo acho que agora você vai resolver. :idea:

Descobri como fazer o boot do mageia pelo pendrive aqui no wiki da mageia https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to
Como já falei demais, resumindo em poucas palavras:
1) Formate o pendrive em fat32 e coloque o nome (label) como MGALIVE.
2) Baixe e abra a imagem Iso do Mageia, copie tudo e cole no pendrive. Fiz isso com o windows explorer.
Pronto o live usb do Mageia está feito. Simples assim, sem programa, sem terminal e feito no Windows. :lol:

3) Desative o "Secure Boot" pois o Mageia só tem suporte pra UEFI e GPT.
4) Ligue o notebook, aperte F2, acesse sua nova bios que agora é UEFI e coloque usb UEFI como primeira opção de boot. Não tem nada que colocar em modo Legacy porque vamos instalar com UEFI.
5) Teste o LiveUsb do Mageia pra ver se reconhece seu hardware. No meu reconheceu tudo, até toque de tela e minha impressora nova HP OfficeJet Pro 8100 EPrinter. :D
6) Instale o Mageia. Não vou entrar em detalhes de particionamento. Quando chegar na parte do gerenciador de boot Instale o Grub2 assim:
Abra o terminal e digite:
su
chroot /mnt/install
urpmi grub2-efi (se aparecer erros não tem problema, ignore e siga em frente)
exit (sair do chroot)
exit (sair do su -)
exit (fechar o terminal)
selecionar grub2 como bootloader e local pro bootloader deve ser /dev/sda, automaticamente ele detecta a partição UEFI.
7) Termine a instalação, reinicie e seja feliz. :)

Se o Grub não reconhecer o Windows coloque manualmente a entrada, na mesma página do wiki explica isso também. Eu nao precisei fazer nada porque estou usando outro gerenciador de boot super jóia, o ReFind. Saiba mais aqui: Usando o ReFind como gerenciador de boot
Abraço e que Deus abençoe vocês. ;)


:D
Benvindo a família Mageia!Valeu peser71 pela dica! O cara é bom mesmo já chega aqui dando a sua contribuição. Se tiver um tempinho coloque a sua dica na nossa wiki.
Abraços.
;)
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor peser71 » Sáb Out 18, 2014 7:52 pm

xGrind escreveu:Eu tinha o Windows 8.1 em dual boot com o Mageia 4, e só conseguia usar com grub 2. Mas um dia o Win8 detonou tudo. Nem fazendo uma nova instalação do Mageia resolveu.
Solução: removi o ruindows e deixei só Mageia mesmo. Windows agora só pelo virtualbox =)

xGrind, bastava fazer o que sugeri no fim do tópico:
Se o Grub não reconhecer o Windows coloque manualmente a entrada, na mesma página do wiki explica isso também. Eu nao precisei fazer nada porque estou usando outro gerenciador de boot super jóia, o ReFind. Saiba mais aqui: Usando o ReFind como gerenciador de boot
Use o refind e não sofra mais, ele faz o trabalho pesado por você. ;)
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 2:53 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor peser71 » Sáb Out 18, 2014 8:24 pm

geraldow escreveu:Peser71, vc não falou do particionamento, mas pesquisando vi que é uma etapa fundamental! Quando se vai fazer dual-boot com Windows 8 não é oum problema, mas se vc quer só o Linux é preciso atentar para isso. Enfim, é preciso deixar uma partição formatada em fat32 marcada com a flag boot para ser usada pelo EFI. É lá que será instalado o grub2-efi. Se vc não fizer isso não funciona. Então, para substituir o Windows 8, como eu vou fazer, é preciso manter essa partição quando for se livrar do Windows 8.

Grande abraço!

Desculpe aparecer tarde. Não falei nada no tópico porque essa partição separada de boot não é necessária pro mageia, apenas pra ubuntu, mint e outros. Mas entendo sua dúvida porque realmente faria parte do particionamento se houvesse necessidade desse boot pra efi. Eu precisei fazer ao instalar o ubuntu e o mint.
Já que comprou um asus, acho que você deveria ter usado um livecd/dvd e seguido o tópico que fiz. Passei um tempão pesquisando e sofrendo até que consegui contornar o problema e fiz esse tópico com tudo mastigado, menos o particionamento. Mas pra substituir o windows creio que o instalador faz o particionamento automático, criando as partições necessárias :)
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 2:53 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor peser71 » Sáb Out 18, 2014 9:02 pm

xGrind escreveu:Eu tinha o Windows 8.1 em dual boot com o Mageia 4, e só conseguia usar com grub 2. Mas um dia o Win8 detonou tudo. Nem fazendo uma nova instalação do Mageia resolveu.
Solução: removi o ruindows e deixei só Mageia mesmo. Windows agora só pelo virtualbox =)

Uso o refind e após uma daquelas atualizações demoradas do windows 8.1 meu boot foi destruido. Solução: desativei as atualizações do windows e reinstalei o refind. Resolvido! :D
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 2:53 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor geraldow » Dom Out 19, 2014 1:47 pm

peser71 escreveu:
geraldow escreveu:Peser71, vc não falou do particionamento, mas pesquisando vi que é uma etapa fundamental! Quando se vai fazer dual-boot com Windows 8 não é oum problema, mas se vc quer só o Linux é preciso atentar para isso. Enfim, é preciso deixar uma partição formatada em fat32 marcada com a flag boot para ser usada pelo EFI. É lá que será instalado o grub2-efi. Se vc não fizer isso não funciona. Então, para substituir o Windows 8, como eu vou fazer, é preciso manter essa partição quando for se livrar do Windows 8.

Grande abraço!

Desculpe aparecer tarde. Não falei nada no tópico porque essa partição separada de boot não é necessária pro mageia, apenas pra ubuntu, mint e outros. Mas entendo sua dúvida porque realmente faria parte do particionamento se houvesse necessidade desse boot pra efi. Eu precisei fazer ao instalar o ubuntu e o mint.
Já que comprou um asus, acho que você deveria ter usado um livecd/dvd e seguido o tópico que fiz. Passei um tempão pesquisando e sofrendo até que consegui contornar o problema e fiz esse tópico com tudo mastigado, menos o particionamento. Mas pra substituir o windows creio que o instalador faz o particionamento automático, criando as partições necessárias :)


Pois é, mas eu esbarrei no particionamento. Tentei seguir o que você disse, mas pelo dvd de instalação. Só depois vi que tinha que ser apenas pelo livecd. Com o DVD de instalação não funcionou, simplesmente não instalava o grub. Daí instalei o Opensuse e estou satisfeito. Vou esperar o Mageia 5 para testar. Espero que já tenha suporte ao EFI.

Abraço!
geraldow
Colaborador Senior Mageia
Colaborador Senior Mageia
 
Mensagens: 226
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 7:11 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor xGrind » Qua Out 22, 2014 9:43 pm

:::goo
Avatar do usuário
xGrind
Colaborador Senior 2 Mageia
Colaborador Senior 2 Mageia
 
Mensagens: 317
Registrado em: Sáb Abr 20, 2013 1:20 pm
Localização: Aparecida, São Paulo

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor geraldow » Sáb Out 25, 2014 1:13 pm

xGrind escreveu:Dá uma lida: https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to

Eu vi, xGrind! Não achei esse "how to" bem um how to... Achei vago, parece extraído de uma discussão em andamento.

Vou esperar o Mageia 5 mesmo, o Opensuse está funcionando bem.

Abraço!
geraldow
Colaborador Senior Mageia
Colaborador Senior Mageia
 
Mensagens: 226
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 7:11 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor xGrind » Dom Out 26, 2014 8:11 pm

Ontem que eu vi que você já tinha postado sobre isso. Foi mal kk
Tenho o Windows 8.1 original aqui e queria por em dual boot com o Mageia 4.1, mas acho quem rola :/
:::goo
Avatar do usuário
xGrind
Colaborador Senior 2 Mageia
Colaborador Senior 2 Mageia
 
Mensagens: 317
Registrado em: Sáb Abr 20, 2013 1:20 pm
Localização: Aparecida, São Paulo

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor peser71 » Dom Out 26, 2014 11:30 pm

otto escreveu: :D
Benvindo a família Mageia!Valeu peser71 pela dica! O cara é bom mesmo já chega aqui dando a sua contribuição. Se tiver um tempinho coloque a sua dica na nossa wiki.
Abraços.
;)

Obrigado Mr. otto! Já li muitas dicas suas, do Manoel Pinho, padula entre outros. Parabéns pela contribuição que todos vocês dão para a Comunidade Livre no Brasil. Vi a oportunidade de dar esta pequena contribuição e segui o exemplo de vocês. Espero que seja útil até o Mageia dar suporte total ao UEFI. Espero que seja logo pois o GPT tem se tornado padrão nos computadores novos.
Fica com Deus! :)
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 2:53 pm

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor peser71 » Dom Out 26, 2014 11:49 pm

xGrind escreveu:Ontem que eu vi que você já tinha postado sobre isso. Foi mal kk
Tenho o Windows 8.1 original aqui e queria por em dual boot com o Mageia 4.1, mas acho quem rola :/

Se gosta de musiquinha de filme de suspense e frio na barriga tente o dual boot, :o senão prefira usar o Mageia Live ou em máquina virtual. 8-) Também vale a pena esperar suporte total UEFI, pode e seria bom que isso já acontecesse no Mageia 5. :)
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 2:53 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron