Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e GPT

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e GPT

Mensagempor peser71 » Qua Jul 09, 2014 10:29 pm

Saudações a todos!

Meu notebook Acer morreu e comprei um Asus novo com UEFI e partição GPT. Logo de cara coloquei o LinuxMint no pendrive e fui tentar instalar, mas quando vi aquele monte de partições fiquei assustado e desisti de mexer no hd. :o Como não vi nenhuma partição lógica deixei pra descobrir a novidade mais tarde. Como sou professor esperei as férias do meio do ano pra botar a mão na massa.

Meu Asus veio com Windows 8 de fábrica. Quando atualizei pro 8.1 então que sufoco! Quase 3h pra atualizar, reiniciou várias vezes, teve uma hora que ficou tanto tempo numa tela que pensei: "Detonei meu notebook novinho.", no fim ainda perdi os drivers. :shock: Fiquei agonizando usando o windows desde o começo do ano até semana passada. :? Que saudade me deu do linux. Desde que comprei eu quis instalar o mageia, mas não conseguia por no pendrive de jeito nenhum. :cry:

Procurei no Brasil e no exterior dicas de instalar mageia no pendrive e só achava coisas desse tipo: Usa o comando dd, o IsoDumper ou Image Writer (Como? Só quando sair versão pro windows. kkk). O YUMI tem lá uma opção chamada Mageia que ainda não funciona também. Cheguei a tentar o ImageWriter com um live do Ubuntu, mas não funcionou no meu Asus. :(

Pra você que também está passando por esse problema por causa de um notebook novo acho que agora você vai resolver. :idea:

Descobri como fazer o boot do mageia pelo pendrive aqui no wiki da mageia https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to
Como já falei demais, resumindo em poucas palavras:
1) Formate o pendrive em fat32 e coloque o nome (label) como MGALIVE.
2) Baixe e abra a imagem Iso do Mageia, copie tudo e cole no pendrive. Fiz isso com o windows explorer.