Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e GPT

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e GPT

Mensagempor peser71 » Qua Jul 09, 2014 10:29 pm

Saudações a todos!

Meu notebook Acer morreu e comprei um Asus novo com UEFI e partição GPT. Logo de cara coloquei o LinuxMint no pendrive e fui tentar instalar, mas quando vi aquele monte de partições fiquei assustado e desisti de mexer no hd. :o Como não vi nenhuma partição lógica deixei pra descobrir a novidade mais tarde. Como sou professor esperei as férias do meio do ano pra botar a mão na massa.

Meu Asus veio com Windows 8 de fábrica. Quando atualizei pro 8.1 então que sufoco! Quase 3h pra atualizar, reiniciou várias vezes, teve uma hora que ficou tanto tempo numa tela que pensei: "Detonei meu notebook novinho.", no fim ainda perdi os drivers. :shock: Fiquei agonizando usando o windows desde o começo do ano até semana passada. :? Que saudade me deu do linux. Desde que comprei eu quis instalar o mageia, mas não conseguia por no pendrive de jeito nenhum. :cry:

Procurei no Brasil e no exterior dicas de instalar mageia no pendrive e só achava coisas desse tipo: Usa o comando dd, o IsoDumper ou Image Writer (Como? Só quando sair versão pro windows. kkk). O YUMI tem lá uma opção chamada Mageia que ainda não funciona também. Cheguei a tentar o ImageWriter com um live do Ubuntu, mas não funcionou no meu Asus. :(

Pra você que também está passando por esse problema por causa de um notebook novo acho que agora você vai resolver. :idea:

Descobri como fazer o boot do mageia pelo pendrive aqui no wiki da mageia https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to
Como já falei demais, resumindo em poucas palavras:
1) Formate o pendrive em fat32 e coloque o nome (label) como MGALIVE.
2) Baixe e abra a imagem Iso do Mageia, copie tudo e cole no pendrive. Fiz isso com o windows explorer.
Pronto o live usb do Mageia está feito. Simples assim, sem programa, sem terminal e feito no Windows. :lol:

3) Desative o "Secure Boot" pois o Mageia só tem suporte pra UEFI e GPT.
4) Ligue o notebook, aperte F2, acesse sua nova bios que agora é UEFI e coloque usb UEFI como primeira opção de boot. Não tem nada que colocar em modo Legacy porque vamos instalar com UEFI.
5) Teste o LiveUsb do Mageia pra ver se reconhece seu hardware. No meu reconheceu tudo, até toque de tela e minha impressora nova HP OfficeJet Pro 8100 EPrinter. :D
6) Instale o Mageia. Não vou entrar em detalhes de particionamento. Quando chegar na parte do gerenciador de boot Instale o Grub2 assim:
Abra o terminal e digite:
su
chroot /mnt/install
urpmi grub2-efi (se aparecer erros não tem problema, ignore e siga em frente)
exit (sair do chroot)
exit (sair do su -)
exit (fechar o terminal)
selecionar grub2 como bootloader e local pro bootloader deve ser /dev/sda, automaticamente ele detecta a partição UEFI.
7) Termine a instalação, reinicie e seja feliz. :)

Se o Grub não reconhecer o Windows coloque manualmente a entrada, na mesma página do wiki explica isso também. Eu nao precisei fazer nada porque estou usando outro gerenciador de boot super jóia, o ReFind. Saiba mais aqui: Usando o ReFind como gerenciador de boot
Abraço e que Deus abençoe vocês. ;)
Editado pela última vez por peser71 em Seg Out 27, 2014 12:37 am, em um total de 8 vezes.
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação com UEFI e GPT

Mensagempor macxi » Qua Jul 09, 2014 10:46 pm

Que ótimas dicas!
Excelente contribuição!
Que bom q vc achou um caminho de como fazer esse dual boot Mageia com w8 e compartilhou aq.
Valeu! :)
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação com UEFI e GPT

Mensagempor peser71 » Qua Jul 09, 2014 11:05 pm

macxi, obrigado! A gente ajuda e é ajudado, como se diz: uma mão lava a outra.

Eu gostaria de ter encontrado uma dica dessa no começo do ano quando comprei o novo notebook e fiquei sendo torturado pelo windows8. kkk
Ao escrever essa resposta vi que tinha um visitante lendo esse tópico. Espero que tenha sido útil pra ele.

Eu já tinha ouvido falar que o secure boot e UEFI ia complicar as coisas pra quem usa Linux em dual boot, mas não achei que pudesse acontecer comigo. Mas vivendo e aprendendo, basta ir em busca de informação que a gente começa a entender um pouquinho do assunto.

Fica com Deus!
peser71
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Mageia: boot no PenDrive e Instalação em PC com UEFI e G

Mensagempor geraldow » Qua Set 10, 2014 7:19 pm

peser71 escreveu:Saudações a todos!

Meu notebook Acer morreu e comprei um Asus novo com UEFI e partição GPT. Logo de cara coloquei o LinxMint no pendrive e fui tentar instalar, mas quando vi aquele monte de partições fiquei assustado e desisti de mexer no hd. :o Como não vi nenhuma partição lógica deixei pra descobrir a novidade mais tarde. Como sou professor esperei as férias do meio do ano pra botar a mão na massa.

Meu Asus veio com Windows 8 de fábrica. Quando atualizei pro 8.1 então que sufoco! Quase 3h pra atualizar, reiniciou várias vezes, teve uma hora que ficou tanto tempo numa tela que pensei: "Detonei meu notebook novinho.", no fim ainda perdi os drivers. :shock: Fiquei agonizando usando o windows desde o começo do ano até semana passada. :? Que saudade me deu do linux. Desde que comprei eu quis instalar o mageia, mas não sonseguia por no pendrive de jeito nenhum. :cry:

Procurei no Brasil e no exterior dicas de instalar mageia no pendrive e só achava coisas desse tipo: Usa o comando dd, o IsoDumper ou Image Writer (Como? Só quando sair versão pro windows. kkk). O YUMI tem lá uma opção chamada Mageia que ainda não funciona também. Cheguei a tentar o ImageWriter com um live do Ubuntu, mas não funcionou no meu Asus. :(

Pra você que também está passando por esse problema por causa de um notebook novo acho que agora você vai resolver. :idea:

Descobri como fazer o boot do mageia pelo pendrive aqui no wiki da mageia https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to
Como já falei demais, resumindo em poucas palavras:
1) Formate o pendrive em fat32 e coloque o nome (label) como MGALIVE.
2) Baixe e abra a imagem Iso do Mageia, copie tudo e cole no pendrive. Fiz isso com o windows explorer.
Pronto o live usb do Mageia está feito. Simples assim, sem programa, sem terminal e feito no Windows. :lol:

3) Desative o "Secure Boot" pois o Mageia só tem suporte pra UEFI e GPT.
4) Ligue o notebook, aperte F2, acesse sua nova bios que agora é UEFI e coloque usb UEFI como primeira opção de boot. Não tem nada que colocar em modo Legacy porque vamos instalar com UEFI.
5) Teste o LiveUsb do Mageia pra ver se reconhece seu hardware. No meu reconheceu tudo, até toque de tela e minha impressora nova HP OfficeJet Pro 8100 EPrinter. :D
6) Instale o Mageia. Não vou entrar em detalhes de particionamento. Quando chegar na parte do gerenciador de boot Instale o Grub2 assim:
Abra o terminal e digite:
su
chroot /mnt/install
urpmi grub2-efi (se aparecer erros não tem problema, ignore e siga em frente)
exit (sair do chroot)
exit (sair do su -)
exit (fechar o terminal)
selecionar grub2 como bootloader e local pro bootloader deve ser /dev/sda, automaticamente ele detecta a partição UEFI.
7) Termine a instalação, reinicie e seja feliz. :)

Se o Grub não reconhecer o Windows coloque manualmente a entrada, na mesma página do wiki explica isso também. Eu nao precisei fazer nada porque estou usando outro gerenciador de boot super jóia, o ReFind. Saiba mais aqui: Usando o ReFind como gerenciador de boot
Abraço e que Deus abençoe vocês. ;)

Eu comprei um notebook Asus que veio com Windows 8. Vou instalar só o Mageia, não me interessa dual-boot.
Então, gostaria de saber mais sobre essa partição GPT. Normalmente instalo com 3 partições: /, /home e swap, instalando o grub na MBR. Como devo proceder nesse caso? Imagino que deva ser simples, mas é melhor prevenir!

Abraço!
geraldow
Colaborador Senior Mageia

Mensagempor geraldow » Qui Set 11, 2014 8:06 pm

Pessoal, tudo bem?

Andei pesquisando aqui sobre UEFI e GPT, mas ainda fiquei com dúvidas.
Meu notebook novo tem windows 8, mas quero ficar apenas com o Mageia. Estou com dúvidas justamente com relação ao particionamento, pois na Wiki fala o seguinte:
the harddisk needs to already have a gpt partition table, otherwise partitioning fails
you need a fat32 formattef 100M+ partition type ef (efi boot)

Qual o procedimento exato para remover as partições com Windows e instalar o Mageia sem ter problemas com o GPT?

Um abraço!
geraldow

Mensagempor geraldow » Sex Set 12, 2014 12:11 pm

Bom, pesquisando achei isso aqui: http://www.marcoshonorato.com.br/dicas/uefi-gpt.php

Ainda não mexi no notebook, vou fazer isso amanhã ou domingo.
Se alguém ainda tiver alguma contribuição...

Abraço!
geraldow

Mensagempor geraldow » Dom Set 14, 2014 10:15 am

Peser71, vc não falou do particionamento, mas pesquisando vi que é uma etapa fundamental! Quando se vai fazer dual-boot com Windows 8 não é oum problema, mas se vc quer só o Linux é preciso atentar para isso. Enfim, é preciso deixar uma partição formatada em fat32 marcada com a flag boot para ser usada pelo EFI. É lá que será instalado o grub2-efi. Se vc não fizer isso não funciona. Então, para substituir o Windows 8, como eu vou fazer, é preciso manter essa partição quando for se livrar do Windows 8.

Grande abraço!
geraldow

Mensagempor xGrind » Dom Set 14, 2014 1:03 pm

Eu tinha o Windows 8.1 em dual boot com o Mageia 4, e só conseguia usar com grub 2. Mas um dia o Win8 detonou tudo. Nem fazendo uma nova instalação do Mageia resolveu.
Solução: removi o ruindows e deixei só Mageia mesmo. Windows agora só pelo virtualbox =)
Imagem
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor geraldow » Dom Set 14, 2014 3:15 pm

xGrind escreveu:Eu tinha o Windows 8.1 em dual boot com o Mageia 4, e só conseguia usar com grub 2. Mas um dia o Win8 detonou tudo. Nem fazendo uma nova instalação do Mageia resolveu.
Solução: removi o ruindows e deixei só Mageia mesmo. Windows agora só pelo virtualbox =)

Eu estou com problemas: fiz a instalação pelo dvd (não o live) e não havia a opção de instalar o grub-efi. Daí tentei somento com o grub 2 e o lilo mas não deu certo. Por ora estou com o notebook impossível de usar... Estou baixando o livedvd para tentar arrumar isso, vamos ver... Se não der certo vou colocar o debian. Preciso resolver isso hoje porque vou viajar e tenho ue deixar tudo certo para a minha esposa usar.

Tem algum jeito de instalar o grub-efi pelo dvd tradicional?

Abraço!
geraldow

Mensagempor geraldow » Dom Set 14, 2014 7:33 pm

Bom, como não consegui recuperar o grub acabei instalando o OpenSUSE, que já tem suporte. Quando sair o Mageia 5 eu volto. Mas isso só no notebook, nas demais máquinas continuo com o Mageia.

Abraços!
geraldow

Próximo

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc