Dica: TEIGHA vê DGN e converte DWG p/ DXF p/ LibreCAD D2

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Dica: TEIGHA vê DGN e converte DWG p/ DXF p/ LibreCAD D2

Mensagempor macxi » Sex Mai 31, 2013 1:22 pm

Pessoal,

O software Teigha, da Open Design Aliance é um software para mapas e plantas. Ele abre arquivos no formato DWG, DGN e DXF.
Ele abre arquivo em formato DGN mas não edita nem converte esse formato para nenhum outro formato.
Ele abre arquivo em formato DWG e converte para DXF e vice-versa. (Ver mais sobre DXF aqui e aqui)

Observação:
      DWG é a extensão de arquivos de desenho em 2D e 3D nativa do software AutoCAD (ver DWG na wikipédia).
      DGN (design) é a extensão de arquivos de desenho CAD suportados pelo software MicroStation (ver DGN na wikipédia).
      DXF Drawing Exchange Format, é a extensão de arquivos de desenho CAD (ver DXF na wikipédia).

É importante ter opções para converter o formato DWG para DXF, porque os software LibreCAD só edita no formato DXF e o LibreCad2 é software livre e está disponível no repositório do Mageia 3.

software Teigha tem pacotes para o linux (acho que é software proprietário, mas é freeware, está disponível para baixar).

O TEIGHA dois pacotes, Teigha-Converter e o Teiga-Veiwer. O primeiro é só para converter os formatos e o segundo é para abrir e editar.

O bom é que tem pacote RPM para o OpenSuse que já testei e funciona no Mageia 3 e coloca inclusive link no menu lançador de aplicativos. São pacotes autônomos (standalone), não tem dependência nenhuma.

Baixei o Teigha-Converter e o Teiga-Veiwer e instalei no Mageia 3, e criou um ícone no menu lançador de aplicativos, em "Gráficos", em "Mais", e rodou estável.

********************************************************************************

O bom do Teigha-Viewer é que ele abre arquivos DWG, DGN e DXF. O DGN só abre, o DWG e pode ser salvos com formato DXF e tem alguns recursos básicos de edição.

Imagem

********************************************************************************

Para converter o arquivo DWG no Teigha-File-Converter, tem que:
          1 - criar uma pasta de "Entrada" (Input folder)
          2 - copiar o arquivo DWG para dentro desta pasta de entrada.
          3 - criar uma outra página de "SAÍDA" (Output folder), que é onde será gerado o arquivo convertido para o formato DXF.
          4 - Ao abrir o "Teigha", tem que configurar a pasta de "Entrada" na opção "Input folder" e a página de "Saída na opção Output folder.
          5 - E na opção "input file filter", definir qual o formato original, e na "output version" definir qual o firmato será gerado.
          6 - Clicar em Start e
          7 - depois abrir o arquivo DXF no LibreCAD.

Imagem

LIBRECAD 2D

O LibreCad está disponível no repositório do Mageia 3. O LibreCad é um fork QCad (ver sobre o LibreCAD), que desenvolvido por uma empresa (é proprietário), mas tem uma versão livre que está em várias distros linux, mas é um pacote livre q estava desatualizada. O LibreCad continou o desenvolvimento do QCAD e edita no formato DXF que é usado por vários software livres

Obs: mas o formato que são mais usados no mercado são DWG ou DGN, que são proprietário. O Teigha convete apenas o formato DWG para DXF, mas o formato DGN não. Mas esse formato DWG pode ser convertido para DXF para ser usado no LibreCAD, que está disponível no reposítório da Mageia 3 e de muitas distros. Se está no repositório oficial da Mageia, é só instalar pelo modo gráfico ou pelo modo texto, é bem simples.

Ver software LibreCAD, site oficial e LibreCAD na wikipedia.

Imagem

Lembro que os arquivos de mapa normalmente são pesados, por isso o LibreCAD fica pesado.

macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Dica: TEIGHA vê DGN e converte DWG p/ DXF p/ LibreCAD D2

Mensagempor macxi » Dom Jun 02, 2013 10:24 am

Para quem quiser testar este software Teigha, pode baixar alguns mapas no formato DWG do site da UFC ou testar o LibreCAD pode, pode baixar mapas já no formato DXF, do site IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Observação: eu tive dificuldade de achar um mapa que eu abri. Abria e não via nada, mas indicava que o mapa estava aberto. Depois procurar, descobrir que o mapa estava tão minúsculo que tinha que ampliar várias vezes para ver. As vezes para achar seja melhor trocar o fundo preto pelo fundo Branco ou cinza.

Para trocar o fundo/backgroud: ir na barra de ferramentas do LibreCAD, em "Edição", em "Preferencia do Aplicativo", ir na aba "Aparência", em "Background" e selecionar "#ffffff" para fundo brando, "#000000" para fundo preto, "#c0c0c0", para fundo cinza claro e "#808080" para cinza escuro. Escolha a cor de fundo que agradar mais.

Eu escolhi o fundo branco ( #ffffff ), fui na barra de ferramentas, em "Selecione", clique em "Selecione Tudo", que selecionou os pontos em azul, ajudando a ver onde está o mapa para ser ampliado. Para amplar, cliquei no ícone "jánela de close" e selecionei um ponto minúsculo na parte superior central da tela e fui aumentando até ficar do tamanho adequado.

Uma forma de saber se o mapa que não está sendo visto foi realmente aberto é verificando a "Lista de Camadas" e "lista de bloco", que se abre em "Exiba", "Barra de Ferramentas" e selecionando a "Lista de Camadas" e "lista de bloco". Se tiver várias camadas e blocos, o arquivo deverá estar aberto, é só ampliar.

Outra dica é que o LibreCAD 2D tem a opção de exportar os mapas em vários formatos de imagens (jpg, png, tif, bmp e vários outros), basta ir em "Arquivo" e "Export". E também dá para trocar o idioma para português de Portugal, que está ótimo, indo em "Edição", em "Preferência do Aplicativo", em "Aparência", em "idioma".
macxi

Mensagempor macxi » Dom Jun 02, 2013 1:24 pm

Outra dica de software nessa área é o GEOGEBRA. que também tem pacote RPM para o OpenSuse e Fedora, que funciona ótimamente bem no Mageia 3, também é um pacote autônomo (standalone) e por isso não precisa instalar nenhuma dependência.

Baixei da página de download do site oficial e instalei e funcionou perfeitamente na Mageia 3, criando um ícone no menu lançador de apĺicativos, em "Ciências" e "Matemática".

Imagem

O Gogebra é muito fácil de usar, bem intuitivo. Uma dar funções é calcular a área de um polígono irregular. Basta usar as ferramentas (5º ícone), selecionar o polígono e depois clicar no 8º ícone, na opçõa "Área", e clicar no polígono, que vai calcular a área. Qualquer dúvida é só procurar nos textos de ajuda da internet, muitos deles em português.

macxi

Mensagempor padula » Dom Jun 02, 2013 2:38 pm

rapaz....caro macxi essa nem eu sabia....é de grande propriedade essa informação, mais uma vez parabéns
por mostrar mais essa matéria para nós....nota Dez....
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor macxi » Dom Jun 02, 2013 3:42 pm

padula escreveu:rapaz....caro macxi essa nem eu sabia....é de grande propriedade essa informação, mais uma vez parabéns
por mostrar mais essa matéria para nós....nota Dez....

Nem eu sabia, descobri catando na internet. Escrevi aqui pra quem precisar e também para ver alguém tem alguma dica ou correção sobre o que eu escrevi.

E também é útil para mim também. Daqui a um ano ou mais eu posso não lembrar mais desses detalhes, tenho que fazer a pesquisa toda novamente. Agora os links e as dicas estão todas organizadas, quando eu tiver alguma dúvida, é só vir aqui.

Eu sempre que precisava, usava o Qcad, mas era muito simples e está abandonado e provavelmente por isso não está mais no repositório da Mageia. Agora tive que quebrar a cabeça para fazer o LibreCad funcionar, porque mapa que eu abri ficava muito reduzido. Mas já vi que funciona muito bem, e achei os três software que se completam: O LibreCad 2D que abre e edita arquivos de mapas e plantas em DXF. O Teigha que abre e mapas e plantas em DWG, DGN e DXF, e sua função essencial, converter DWG para DXF, para poder editar no LibreCad 2D. E o Geogebra que é completo, mas bem simples de usar, e pode servir de complemento para várias funções do LibreCAD.

O Teigha e o Goegebra são autônomos e já tem pacote RPM que funciona na Mageia 3 e seria bom ter eles no repositório oficial da Mageia.

Observação: já tem o Bug 1586 solicitando adicionar o software Geogebra no repositório oficial da Mageia.

Observação: Abri o bug 10399 solicitando o Teigha®viewer e Teigha-Converter para serem adicionados no repositório oficial do Mageia. Ele tem restrições de uso, é livre para baixar e usar, não descobrir qual é a licença, apenas diz que o software não pode ser licenciado, vendido, distribuido ou incluido com qualquer outro produto de software sem a aprovação por escrito da da Open Design Alliance. Verifiquei no site da Site de busca de pacotes linux e parece que não tem nenhuma distro empacotando este software. Mas, não custa tentar, quem sabe ODA autoriza.
macxi

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc