Dicas- instalar mapa mental: Xmind ou FreeMind, no Mageia 3

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Dicas- instalar mapa mental: Xmind ou FreeMind, no Mageia 3

Mensagempor macxi » Qui Mai 30, 2013 4:49 pm

Pessoal,

O Freemind é um software para mapa mental (ver freemind na wikipedia)
Está disponível no repositório oficial da Mageia 3. Eu gosto muito do freemind e é o que tenho usado.

Imagem

O Xmind é outro software para mapa mental (ver xmind na wikipedia)
O Xmind não está no repositório oficial da Mageia 3, mas é software livre, mas com restrições (ver aqui a licença dupla do xmind, o que deve ser um dos motivos não estar no respositório de quase nenhuma distro)

Mas que desejar usar, é só baixar o pacote XMind-PORTABLE (ZIP) do xmind para linux 32, 64, mac e win. Basta baixar, descompactar e cliar no arquivo xmind do diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit, dependendo se o seu processador for 32 ou 64bit. Tem que clicar duas vezes no arquivo xmind.

Editado: Para fazer um link na área de trabalho para abrir o Xmind, clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar "Criar Novo", e clicar em "Link para localização (URL)". Em "nome do arquivo", digitar Xmind, e em "Indique o link para localização (URL)", clique no ícone para navegar e acessar o arquivo xmind que estiver no diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit

Imagem
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Dicas- instalar mapa mental: Xmind ou FreeMind, no Mage

Mensagempor otto » Qui Mai 30, 2013 4:58 pm

:D
Show de bola amigo Macxi como sempre! Parabéns! Se tiver um tempo extra "enriqueça" mais um artigo de excelência de sua parte.
Abs.
:lol:
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil

Mensagempor macxi » Qui Ago 08, 2013 9:42 am

Pessoal,

Descobri que para fazer um link na área de trabalho para abrir o Xmind, clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar "Criar Novo", e clicar em "Link para localização (URL)". Em "nome do arquivo", digitar Xmind, e em "Indique o link para localização (URL)", clique no ícone para navegar e acessar o arquivo xmind que estiver no diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit.

Caso não achei um ícone do XMind, uma sugestão pode ser baixar esse ícone:

Imagem

Para adicionar, clicar com o botão direito do mouse no link do xmind recém criado na área de trabalho, selecionar "Propriedades", clicar no ícone, depois clicar em "Outros ícones", em "Navegar" até a pasta onde está o arquivo do novo ícone que se quer adicionar. Selecionar ele e dar OK.
macxi

Mensagempor otto » Qui Ago 08, 2013 9:58 pm

macxi escreveu:Pessoal,

Descobri que para fazer um link na área de trabalho para abrir o Xmind, clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar "Criar Novo", e clicar em "Link para localização (URL)". Em "nome do arquivo", digitar Xmind, e em "Indique o link para localização (URL)", clique no ícone para navegar e acessar o arquivo xmind que estiver no diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit.

Caso não achei um ícone do XMind, uma sugestão pode ser baixar esse ícone:

Imagem

Para adicionar, clicar com o botão direito do mouse no link do xmind recém criado na área de trabalho, selecionar "Propriedades", clicar no ícone, depois clicar em "Outros ícones", em "Navegar" até a pasta onde está o arquivo do novo ícone que se quer adicionar. Selecionar ele e dar OK.

Grande macxi Obrigado por mais essa dica!
otto

Mensagempor macxi » Qui Ago 08, 2013 10:59 pm

otto escreveu: :D Grande macxi Obrigado por mais essa dica!

Otto,
Eu tentei fazer uma link em maio desse ano, selecionando "link para aplicativo" e não deu certo. Hoje eu precisei do Xmind e me lembrei deste tópico e tentei outra forma de fazer um link, porque sem link, eu até tinha esquecido que eu já tinha baixado ele, por isso tentei fazer o link de outra forma, , selecionando "Link para localização (URL)" e deu certo. Pra não esquecer mais, adicionei a dica aqui. Fica melhor para mim no ano que vem, quando foi instalar o Mageia 4 e prá quem quiser também.

Otto, valeu por sua gentileza de acompanhar essas dicas e obrigado pelo seu incentivo de sempre. :)
macxi

Mensagempor macxi » Sáb Mai 10, 2014 6:41 am

Pessoal,
O pacote freemind foi adicionado ao repositório do Mageia 5, a ser lançado no final de 2014.
Para quem não acompanhou, o Freemind estava nos repositórios do Mageia 1, 2 e 3, mas por falta de mantenedor, ele foi retirado do repositório.
Eu abri o bug 12645 solicitando a manter ele no repositório oficial.
Felizmente no início desse mês (02/maiol/2014), o Rémi Verschelde avisou que ele voltou para o repositório oficial.

Dá prá ver no site do PKG Search o Mageia 3 com o Freemind na mídia "Mageia Core". Na Mageia 4 só no repositório da comunidade Mageia da Rússia e agora no Caldeirão (Cauldron-futuro Mageia 5), o freemind volta a ficar disponível no repositório "Mageia Core".
macxi

Mensagempor otto » Sáb Mai 10, 2014 1:50 pm

macxi escreveu:Pessoal,
O pacote freemind foi adicionado ao repositório do Mageia 5, a ser lançado no final de 2014.
Para quem não acompanhou, o Freemind estava nos repositórios do Mageia 1, 2 e 3, mas por falta de mantenedor, ele foi retirado do repositório.
Eu abri o bug 12645 solicitando a manter ele no repositório oficial.
Felizmente no início desse mês (02/maiol/2014), o Rémi Verschelde avisou que ele voltou para o repositório oficial.

Dá prá ver no site do PKG Search o Mageia 3 com o Freemind na mídia "Mageia Core". Na Mageia 4 só no repositório da comunidade Mageia da Rússia e agora no Caldeirão (Cauldron-futuro Mageia 5), o freemind volta a ficar disponível no repositório "Mageia Core".

Excelente novidade amigo Macxi!
otto

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc