Compaq Presario CQ-32 - Não consigo instalar (RESOLVIDO)

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Compaq Presario CQ-32 - Não consigo instalar (RESOLVIDO)

Mensagempor harback » Sáb Jun 20, 2020 7:07 pm

Pessoal, acabo de comprar um Notebook Presario CQ-32 que vem com um SSD de 120 Gb. Chegou ontem e, imediatamente, tentei instalar o Mageia 7. Primeiramente, tentei instalar em dual boot (não faço isso, normalmente, mas pensava se trocaria de notebook com minha neta). Quando fui reiniciar, deu problema no Windows 10 e tentei fazê-lo recuperar, sem sucesso. Então, tentei instalar utilizando todo o disco, como sempre faço. Mas quando a instalação chegava em 70% a transferência de arquivos parava e entrava em looping. Tentei instalar outras distros (MX, Slackel, Mint e Manjaro) e o problema foi sempre o mesmo.
Algum amigo do Forum sabe como contornar isso? Tentei colocar o setup em modo Legacy (e não UEFI) para ver se era algum problema de segurança, sem sucesso. Não me interessa ter meu notebook com Windows 10; só uso Linux há mais de 12 anos (não dual boot) e não me conformo com essa limitação (a compra foi inútil).
Grato, de antemão.
Editado pela última vez por harback em Dom Ago 30, 2020 7:19 pm, em um total de 2 vezes.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Compaq Presaario CQ-32 - Não consigo instalar

Mensagempor atf » Seg Jun 22, 2020 10:54 am

Já tentou executar um "live" de algum Linux?
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Mensagempor creto2 » Qua Jun 24, 2020 8:14 pm

Esses Compaq's são da HP certo?

Olha dia desses tive um aqui e instalei um Linux na boa.

T+
creto2
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor harback » Qui Jun 25, 2020 4:32 pm

Pessoal, eu consegui, finalmente, instalar o Mageia 7.
Como eu não conseguia instalar direto do Mageia, dei um boot com o OpenSuse (também ótima distro, mas não é o Mageia). Nele, coloquei a opção, em algum lugar, de GPT, ao invés de MBR, conforme dica que li aqui ou em outro lugar da internet (fiquei procurando que nem louco). Deu certo e o processo de instalação do OpenSuse começou. Mas quando fui usar a distro, nada aconteceu. Tentei, então, dar o boot com o Mageia, via USB, e deu certo. Acho que o problema era uma distro mudar a formatação (termo de leigo)em GPT é que estava gerando o problema.
Na primeira utilização, parecia que tudo estava bem; mas começaram a aparecer vários problemas. Tive que consertar uns 5 itens que estavam com problemas, mas depois disso tudo está rodando muito bem. Não sei se a mídia estava com problemas, ou se ficaram resquícios da primeira tentativa com o Windows que fracassou e deixou fragmentos, etc. Mas o importante é que, agora, nosso Mageia 7 está ótimo, como sempre. Esses problemas só reforçaram minha preferência. Comparei com várias distros e vi que o Mageia ainda é o melhor para a máquina que comprei e para a interface que gosto (KDE). Nada contra ou Mint o MX Linux, duas distros que eu poderia utilizar, assim como o OpenSuse e o Slackel (ou Slackware).
Mas o sistema continua travando, às vezes, me obrigando a desligar o computador e reiniciá-lo. Já tentei várias soluções e, ontem, reinstalei tudo de novo, reformatando a partição do sistema em BTRFS (e não em EXT4, como fazia antes e continuo a fazer com o /home). Mas hoje já travou. Cheguei a instalar o Ubuntu, para ver ser dava o mesmo problema. Não observei o travamento no Ubuntu, mas não sou muito fã da distro e, quando reinstalei o Mageia, acabei detonando tudo de vez e usando o disco inteiro para o Mageia (e não em dual boot, como era minha intenção).
Se alguém puder ajudar, se tiver alguma experiência semelhante, por favor, me ajude a otimizar meu notebook.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Compaq Presario CQ-32 - Não consigo instalar

Mensagempor harback » Ter Jun 30, 2020 3:41 pm

Pessoal, acho que o problema é com o SSD. O sistema está travando muito e eu desinstalei para ver se outra distro funcionava. O Ubuntu está funcionando, mas eu não gosto, definitivamente, dessa distro com o Gnome. O mesmo com o Mint. O OpenSuse não instalou, citou problemas com espaço em disco e, depois, com um programa específico (?). Não consegui baixar o Rosa nem o Neptune (velocidade baixíssima de download e de forma direta, ainda por cima). O Slackel que eu tinha em DVD, igualmente, não instalou (talvez eu tente de novo, via USB; gosto muito do Slackel, derivado do Slackware). Eu tentei Mint Debian Edition e não funcionou muito bem. Estou até na dúvida se o problema é de hardware (o que vai me causar um problema a mais, pois o equipamento é novo, terei que instalar o Windows original que não veio com mídia física, mas dá para contornar isso). O MX, uma distro que eu gostei muito, igualmente não está muito bom no equipamento. Francamente, eu não gostei nada das interfaces alternativas, com exceção, um pouco, do XFCE do MX e do Mate. Mas comparando com o Mageia, as demais distros ficam muito atrás, na minha opinião. Só troquei o Windows porque acho o Linux... MELHOR. Não faz sentido eu usar uma interface pior porque é Linux. Vou esfriar a cabeça, tentar fazer alguma distro funcionar. Instalei o KDE Neon e está funcionando; mas o comportamento do touchpad está irregular, irritante. Mas quero que o Mageia funcione bem no notebook. Vou pesquisar como configurar o Mageia com SSD.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor atf » Qua Jul 01, 2020 9:55 am

Usei e uso o Mageia com SSD há mais um ano. O problema, com certeza, não é do sistema.
Se o Neon-KDE está funcionando, ótimo. É uma boa distribuição. O problema do "touchpad" pode ser outra coisa. Já tentou um mouse?
Caso tenha dificuldades com a banda larga, posso mandar-lhe um DVD do Mageia.
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Mensagempor harback » Qui Jul 02, 2020 5:30 pm

Grande atf, velho companheiro do site do Mandriva. Não é problema do touchpad e minha banda larga é boa (instável na velocidade contratada de 60 megas, com média de 18/20, na realidade). Acho que há um hardware "desleixado" no problema do touchpad. Mas o principal é que ele está congelando com o Mageia, me obrigando a reiniciar várias vezes. O KDE Neon está funcionando bem; mas me fica aquela impressão de que estou só esperando uma nova versão para reinstalar o Mageia que é a minha distro predileta. Estava quase reinstalando o Windows, pois o Ubuntu com Gnome estava funcionando; mas sua interface é tão desagradável para mim que prefiro o Windows. Você havia sugerido o Neptune, mas não consegui baixar, pois só permite download direto, de 3 dias, etc. O mesmo aconteceu com o Rosa russo, derivado do Mandriva que eu já usei e gosto. Então, vamos levando. Acho que o problema do Mageia é alguma coisa a mais que está instalando, ou falta alguma biblioteca de desenvolvedor que não instalei.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor atf » Sex Jul 03, 2020 9:14 am

Sugestão: move o "/home" e o "/usr/local" para partições separadas e aguarda o Mageia-8 que já vem aí. Qualquer dúvida sobre o Neon, coloca no tópico de "Outras distros".
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Re: Compaq Presario CQ-32 - Não consigo instalar (RESOLVIDO)

Mensagempor harback » Sex Jul 03, 2020 5:52 pm

Obrigado, atf. Vou fazer isso. Quando o Mageia-8 sair, com certeza vou instalar. Eu sei do que o Mageia é capaz e o quanto eu devo ao Mageia. Também há umas 20 pessoas usando por indicação minha; não é razoável logo eu usar outra distro. Grande abraço.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor caffilhobr » Dom Jul 05, 2020 11:56 am

Segue link da wiki do Mageia falando sobre como instalaro Mageia em um SSD. Aqui utilizo ele normalmente, nõ tive nenhum problema, meu notebook e um dell.

https://wiki.mageia.org/en/Installation ... tate_Drive)
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Próximo

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc