Repositórios de software da Mageia

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Repositórios de software da Mageia

Mensagempor macxi » Dom Ago 13, 2017 8:19 am

Pessoal,
Repasso algumas imagens que fiz em 2011 sobre o repositório da Mageia que estavam no Drobpbox e passei para o GoogleFotos (ver o album com mais imagens aqui)

Configuração dos Repositórios/Mídias da Mageia - São, ao todo, 30 mídias: 10 Core, 10 Non free e 10 Tainted. São 15 mídias normais e 15 mídias “debug”, com ferramentas para desenvolvedores, ou seja, para cada mídia normal há uma mídia “debug”.
:
Imagem - Imagem

Cartaz que editei no INKSCAPE com dicas para a instalação da MÍDIAS (repositórios de software) da Mageia
Com filtro inkscape
Imagem - Imagem

Sistema de Repositórios/Mídias da Mageia
Veja qual mídia habilitar de acordo com o perfil do usuário: usuário COMUM, usuário AVANÇADO e usuário DESENVOLVEDOR:
    Imagem
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Repositórios de software da Mageia

Mensagempor caffilhobr » Dom Ago 13, 2017 9:03 am

Valeu por compartilhar maxci. Legal conhecer através de fotos como foi o Mageia 1 e 2, eu comecei no Mageia 3.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor Bequimão » Seg Ago 14, 2017 6:27 am

Queria acrescentar que um usuário avançado não adiciona as mídias testing ou backports permanentemente, mas só para determinadas ações. Uma atualização com estas mídias ativas não garante a estabilidade no número dos versões dos programas, e assim põe em risco a estabilidade do sistema.

Abs
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor macxi » Seg Ago 14, 2017 9:18 am

Bequimão escreveu:Queria acrescentar que um usuário avançado não adiciona as mídias testing ou backports permanentemente, mas só para determinadas ações. Uma atualização com estas mídias ativas não garante a estabilidade no número dos versões dos programas, e assim põe em risco a estabilidade do sistema.
Abs
Bequimão

Oi Bequimão,
Obrigado pelo seu comentário.
Gostaria de criar uma imagem para ajudar a explicar para um iniciante o que são todas essas 30 mídias, e tentei adequar esse diagrama a política de repositório da Mageia.
Na minha primeira proposta de diagrama, os usuários que habilitavam as mídias backports e testing eram "testadores" e o uso desta mídias deixavam o "sistema instável".

Fiz esse diagrama em 2011 e postei aqui e no Fórum Internacional da Mageia, onde Anne Nicolas fez o seguinte comentário:

Re: Diagram - Mageia Media and the different types of users - Postby ennael - 20-Jul-2011

Good job indeed
      I have a small modification for you description. Mageia intends to provide usable backports packages not "use it at your own risks". So I would not say it should be dedicated to testers but 2 kind of users

- the one who does not want to upgrade packages and is just fine with current version
      - the one who wants last versions of software but without switching to Cauldron

At least this is what is/will be notify in packaging policy

______________ Tradução automática:

Bom trabalho, de fato
        Eu tenho uma pequena modificação para sua descrição. A Mageia pretende fornecer pacotes de backports utilizáveis que não "use isso de acordo com seus próprios riscos". Então eu não diria que deveria ser dedicado a testadores, mas 2 tipos de usuários

- aquele que não deseja atualizar pacotes e está bem com a versão atual
        - aquele que deseja as últimas versões do software, mas sem mudar para Caldeirão

Pelo menos, isso é o que é/será notificado na política de empacotamento

Para adequar o diagrama a essa sugestão da Anne Nicolas, eu troquei o nome "usuários testadores" e "sistema instável" para "usuários avançados" e na mesma caixa o aviso "últimas atualizações ainda em testes".

Você tem alguma sugestão para modificar/melhorar este diagrama para indicar que o uso destas mídias (testing ou backports) não é recomendado para o usuário comum (que quer estabilidade)?
Tentei fazer isso com o nome "usuários avançados", colocando cor e o desenho de uma pessoa apressada, que era a imagem que tinha disponível.

Obs.: as imagens no tópico do fórum internacional da Mageia sumiram porque elas estavam linkadas no meu Dropbox, que este ano alterou suas regras de pastas públicas.

Talvez, alterando as cores, para o amarelo dar maior destaque para as mídas principais do usuário comum, o que acha?
.
.
Anexos
Diagrama-repositorios-Mageia-2017-0004.png
Diagrama de Mídias da Mageia
Diagrama-repositorios-Mageia-2017-0003.png
Diagrama de Mídias da Mageia
macxi

Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc