Mageia 6 - dicas de configuração após instalação (2017)

Assuntos relacionados para documentação, dicas, instalação, resenhas, tutoriais, etc... do mageia.

Mageia 6 - dicas de configuração após instalação (2017)

Mensagempor macxi » Seg Ago 07, 2017 11:57 pm

Pessoal,

Este texto com dicas de pós-instalacão da Mageia 6 é uma atualização de três outros tópicos:


Se alguém tiver sugestões, serão muito bem-vindas. Também seria interessante se alguém puder fazer dicas úteis de configuração pós-instalação de outros ambientes gráficos.

    Dicas de configuração pós-instalação da Mageia 6 KDE Plasma - 2017

I - Antes de Instalar
a -- Dicas básicas
      1 - Download - Primeiro baixe a mídia escolhida na página de download da Mageia 6 e aproveita para ver as Notas de Lançamento e a Errata da Mageia 6.
      2 - Gravar em DVD ou PenDrive - grave a imagen ISO num DVD (com K3B ou outros) ou pendrive (IsoDumper ou outro app)
      3 - Backup - Antes de instalar, a sugestão é fazer cópia de segurança (backup) ) dos arquivos importantes que estiverem no computador, como forma de precaução.
      4 - Testar a Mageia 6 antes de instalar, rodando o LiveDVD numa maquina real sem instalar ou instalando numa maquina virtual (ex. Virtualbox).

b -- Documentação de Ajuda
c -- Suporte comunitário


II - Após Instalar - Dicas de configuração pós-instalação
Depois de instalar, sugerimos algumas dicas, com uma sequência de configurações para personalizar a Mageia 6 e aproveitar melhor os seus recursos.

            Roteiro sugerido
            1 - CCM - Instalar e habilitar as mídias
            2 - CCM - instalar as atualizações automáticas:
            3 - CCM - Configurar hardware e periféricos
            4 - CCM - Configurar segurança da internet e rede
            5 - CCM - Instalar aplicativos úteis:
            6 - Configurar os aplicativos úteis
            7 - Configurar a aparência da Mageia
            8 - Adicionar widget
            9 - Configurar a Sessão
            10 - Configurar "Gerenciador de Atividades"
            11 - Instalar aplicativos extras
            12 - Spectacle: novo app do KDE para tirar screenshots.


1 - CCM - Instalar e habilitar as mídias
      a - depois de instalar a Mageia, tendo internet, um conjunto de mídias é instalado automaticamente e habilitado a mídia padrão, sem as mídias tainted.
      b - Para configurar as midias, Ir no CCM - Centro de Controle Mageia, na aba "Gerenciador de Programas", em "Configurar Mídias" e selecionar as mídias Tainted Release-21 e Tainded Updates-23 (ver Documentação de Ajuda do CCM e também ver passo a passo na wiki Mageia).
      c - Remover ou desabilitar as mĩdias CDROM/DVD.
      d - Escolher um espelho especifico de mídia, se seja mais rápida: selecionar e remover todas as mídia e adicionar novamente um "conjunto específico" de mídia. Escolher do Brasil: BR, http da UFPR, porque é a mais rápida (com 10Gbits). Ver espelhos da Mageia - mirrors database

2 - CCM - instalar as atualizações automáticas da Mageia:
      - No modo-gráfico Ir no CCM - Centro de Controle Mageia, na aba "Gerenciar Programas", em "Atualiza o Sistema". (ver Documentação de Ajuda do CCM)
        Obs: No modo-texto, acessar um terminal como root e digitar urpmi --auto-update

3 - CCM - Configurar hardware e periféricos

4 - CCM - Configurar segurança da internet e rede
      a - Configurar o Firewall (Shorewall) no CCM, na aba "Segurança", em "Firewall", que normalmente já vem ativado por padrão. Para configurar não selecionar nada e optar por: ok, ok, ok. Depois, verificar na aba "Segurança", em "Configure a Segurança do Sistema, Permissões e Auditoria", que o firewall está habilitado com 71 regras (no iptables). (ver Documentação de Ajuda do CCM)
      b - Configurar nível de segurança da Mageia, no CCM:
        - Ir na aba "Segurança", em "Configure a Segurança do Sistema, Permissões e Auditoria", que normalmente vem configurado com o nível de segurança "standard".
        As opções de nível de segurança são:
        - nível de segurança "standard" com segurança básica;
        - nível de segurança "notebook" (com 16 mudanças) para quem estiver usando a Mageia no notebook,
        - nível de segurança "fileserver" (com 14 mudanças) para servidor de rede local,
        - nível de segurança "webserver" (com 21 mudanças) para servidor da internet e,
        - nível de segurança "secure" com máxima segurança, para servidores, inclusive com restrição de acesso ao usuário comum, que não poderá reiniciar o sistema, nem ver a lista de usuários no menu de acesso.

        Obs-1: Se optar pelo nível de segurança "secure" é preciso considera que estas alterações podem resultar em limitação a rede ou internet e ao sistema. Para impedir que o usuário comum fique sem opção de reiniciar o sistema ou a lista de usuários, é necessário ir em aba "Segurança de Sistema" e alterar o "novo valor" da regra ALOW_USER_LIST e da regra ALOW_REEBOOT, de "no" para "yes", clicando duas vezes em "no" e selecionando o "yes" (com 130 mudanças, menos (-1) yes p/ allow-rebook e (-1) allow-user-list = 128).
        Obs-2: Ver imagens da configuração do Firewall na Mageia)


    5 - CCM - Instalar aplicativos úteis:
        a - Para instalar pelo modo-gráfico, ir no CCM, na aba "Gerenciar Programas", em "Instalar e Remover Programas". (ver Documentação de Ajuda do CCM e ver passo-a-passo na wiki Mageia).
        b - Para instalar pelo modo-texto, ir num terminal como root e digitar urpmi nome do pacote, exemplo urpmi inkscape.
        c - Como sugestão, há uma lista com 24 aplicativos uteis (com base nesta lista de 2013 e também na wiki lista de aplicativos para Mageia) para instalar no modo-texto. É só copiar e colar num terminal como root:
          urpmi firestarter rsyslog clamtk rkhunter chkrootkit gkrellm gkrellm-plugins gkrellm-themes gsmartcontrol hardinfo memtest86+ kdf gparted unrar filelight flash-player-plugin plasma-applet-systemloadviewer thunar basket blender inkscape kompozer scribus stellarium freeplane qgis quassel thunderbird thunderbird-lightning thunderbird-pt_BR

          Obs 1: os pacotes divididos por assunto e cores:
            a - SEGURANÇA - urpmi firestarter rsyslog clamtk rkhunter chkrootkit
            b - SISTEMA - urpmi gkrellm gkrellm-plugins gkrellm-themes gsmartcontrol hardinfo memtest86+ kdf gparted
            c - FERRAMENTAS UTEIS - urpmi unrar filelight flash-player-plugin plasma-applet-systemloadviewer
            d - ESCRITÓRIO - urpmi thunar basket blender inkscape kompozer scribus stellarium freeplane qgis quassel thunderbird thunderbird-lightning thunderbird-pt_BR
          Obs 2: Na instalação desse 24 aplicativos, suas dependências são instaladas, totalizando cerca de 362 arquivos a serem instalados.
          Obs 3: Procurar outros aplicativos úteis no CCM, na lista da Mageia wiki, no site Pkgs.Org, e em tabelas de aplicativos para linux.

    6 - Configurar os aplicativos úteis
        a - Configurar o LibreOffice:
        b - Configurar o Thunderbird (gerenciador de emails)
        c - Configurar Firefox:
            - adicionar "Barra de Menu".
            - Importar favoritos,
            - Na barra de favoritos "ocultar favoritos recentes".
            - Adicionar a extensão/complemento (Addons) GoogleTranslator. ir na barra de ferramentas, em "Ferramentas", em "Extensões" e pesquisar por "google translator". Selecionar, instalar e reiniciar.
            - Adicionar ao menu favoritos o Google Tradutor.
        d - configurar a aparência do Kwrite (ver dicas aq) de dolphin (ver dicas aq)
        e - Configurar a aparência do terminal "Konsole":
          - indo na barra de ferramentas, em "Configurações", em "Configurar o Konsole" e na aba "Barra de Aba" e selecionar "Mostrar os botões 'Nova Aba' e 'Fechar aba'.
          - e ir em "Configurações", em "Editar o perfil atual" na aba "Aparência" e selecionar "verde sobre preto" e tamanho da fonte ṕ/ 12
        f - configurar o Gkrelm - monitor do sistema
          - selecionar tema - selecionar gkrelltop, ativar sensores de temperatura, e na aba geral, selecionar:
        g - Adicionar o ícone do "Kdiskfree-kdf" na "Area de notificação", no painel inferior.
          - O pacote kdf precisa estar instalado.
          - O Kdf (Kdiskfree) exibe, de forma simplificada, o espaço usado em cada uma das partições do HD.
          - Para habilitar o kdf no painel inferior, clicar em "Kwikdisk", no Menu Lançador de Aplicativos.


    7 - Configurar a aparência da Mageia
        a - trocar papel de parede (wallpaper)
          - Clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecionando "configurar o ecrã" (tela/monitor) . Vem por padrão "Tipo de Papel de Parede", como "imagem". Para selecionar outra imagem do computador, clicar em Abrir e selecionar a imagem, ou pela internet, em "Obter novos papeis de parede" (ver dicas no tópico "Dicas de papel de parede - wallpaper" e no tópico "Temas extra na Mageia 5")
        b - organizar o menu lançador de aplicativos
          - Configurar o "menu de aplicativos" da "área de trabalho", com o botão direito do mouse no ícone esquerdo painel inferior, ir em "Configuração do Menu de Aplicativos" e selecionar em "Mostrar aplicativos com: "nome (descrição)". E em "Editar aplicativos" organizar os nomes dos aplicativos em pastas e com separadores
          - painel inferior - adicionar kwriter e LibreOffice-Writer.
          - Tornar o paginador da área de trabalho visível, clicando em "configurar áreas de trabalho" e definir 2 áreas de trabalho e 2 linhas e configurar animação ou não.
          - aumentar um pouco o painel inferior para que os ícones fiquem maiores, alterando a opção "altura", clicando em três barrinhas paralelas no canto direito do painel inferior para editar o painel (lembrando que os widgets tem que estar desbloqueados).

    8 - Adicionar Widgets
        - adicionar o widget vizualizador de carga do sistema no painel inferior e configurar com cores.
        - Tempo/Temperatura - Adicionar na área de trabalho widget de previsão do tempo/temperatura.
        - Relógio - configurar o relógio (para exibir a data)
        - Korganizer e Calendário do Relógio - Sincronizar eventos do Korganiser com o calendário do Relógio que fica no painel inferior, no lado esquerdo:
        - configurar o calendário em pim event plugin e selecionar os calendários (pessoal e de aniversários) do korganizer para serem exibidos no calendário do relógio.
        - configurar o korganizer: o menu, selecionar feriados do Brasil e selecionar os calendários (pessoal e de aniversários)

        - Ver como pode ficar a Área de Notificações do painel inferior da Mageia 6 KDE Plasma:
    Imagem
        1 - widget de carga do sistema
        2 - pendrive aparecendo
        3 - aviso de atualizações disponíveis ok (mgaapplet)
        4 - aviso de conexão de rede (net_applet)
        5 - Firestarter - firewall
        6 - Aplicativo KDF instalado (mostra espaços disponível das partições no HD - app KDF (KDiskFree e KwikDisk)
        7 - Mensagens Instantâneas - Telegram - Skype, Google live e outras, nunca testei, se alguém já testou, comenta o que achou.
        8 - Conteúdo da área de transferência
        9 - controle do volume do audio
        10 - Exibir ícones ocultos
        11 - Hora e calendário- o calendário do relógio pode ser integrado com as tarefas e eventos marcados no KOrganize, ferramenta útil p/ organizar agendas.
        12 - Opção de "Sair" (Desligar, reiniciar o computador ou encerrar a sessão). A opção "Bloquear" foi desabilitada em "Configurações de Bloquear/encerrar Sessão", clicando com o botão direito do mouse sobre o icone "Sair".


    9 - Configurar a Sessão
        - Ir em "configuração de sistema" (KDE) e em "inicialização de desligamento".
        - Na aba "Sessão do Desktop", em "inicialização" há três opções:
          1 - Restaurar sessão anterior
          2 - Restaurar a sessão que foi salva manualmente
          3 - Iniciar com a sessão vazia
        Uma sugestão é selecionar a opção "Iniciar com uma sessão vazia" e clicar em "aplicar" para salvar.
        - Com a sessão iniciando vazia, ir na aba "iniciar automaticamente" e adicionar os aplicativos que deseja que iniciem em cada sessão. Sugiro selecionar dois: o gkrellm (monitor de sistema ) e o kwikdisk (que adiciona o Kdf na área de notificações)
        - Ver dicas KDE: Gerenciar Sessão

    10 - Configurar "Gerenciador de Atividades"
        - No KDE, Configurar "Gerenciador de Atividades" que permite criar Áreas de Trabalho com diferentes Widgets para diferentes atividades. Ver texto de ajuda em Plasma Desktop, no item 2.7, Atividades, pág.14. (ver também dica para Configurar Atividades no Plasma)

    11 - Instalar aplicativos extras

    12 - Aplicativos novos
        a - Spectacle: novo app do KDE para tirar screenshots.
          - o Spectacle é aplicativo do KDE para fazer os screenshot da tela da Mageia. O antigo KSnapshot foi substituido pelo Spectacle no Mageia 6 KDE.
          - conforme o Filipe Saraiva comenta aqui, este foi uma decisão da Equipe KDE e não da Mageia.
          - o spectacle tem vários recursos úteis, ver como usar o Spectacle
    Avatar do usuário
    macxi
    Suporte Wiki Mageia Brasil
    Suporte Wiki Mageia Brasil
     
    Mensagens: 1565
    Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor Bequimão » Qua Ago 09, 2017 7:34 am

    Olá Macxi,

    Um trabalho muito bom, meus parabens! Eu, por exemplo, só comecei anotar os meus passos de adaptar uma instalação nova após 8 anos de experiência.

    Por quê você recomenda o firestarter, um firewall? O Mageia já vem configurado com o shorewall, outro firewall. de padrão.

    Abraço
    Bequimão
    Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
    Avatar do usuário
    Bequimão
    Colaborador Intermediario Mageia
    Colaborador Intermediario Mageia
     
    Mensagens: 132
    Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
    Localização: Mannheim, Alemanha

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor macxi » Qua Ago 09, 2017 8:45 am

    Bequimão escreveu:Olá Macxi,
    Um trabalho muito bom, meus parabens! Eu, por exemplo, só comecei anotar os meus passos de adaptar uma instalação nova após 8 anos de experiência.

    Olá Bequimão,
    Realmente, eu fiz essas dicas depois de repetir muitas vezes os mesmos procedimentos de instalação por vários anos.
    Quais as sugestões vc teria para melhorar estas dicas acima?

    Bequimão escreveu:Por quê você recomenda o firestarter, um firewall? O Mageia já vem configurado com o shorewall, outro firewall. de padrão.
    Abraço
    Bequimão

    Sim, a Mageia tem o shorewall que tem um firewall interativo, mas ví funcionar poucas vezes. Mas sempre configuro ele corretamente.

    Mas gosto muito do firestarter porque não entendo de configurar o firewall e o firestarter faz tudo ficar simples e ele tem duas ferramentas que eu acho muito boas:

      1 - Interatividade em tempo real - tem um icone na área de notificações do painel inferior que indica várias situações
        - quando está funcionando está azul - com uma seta.
        - quando não está funcionando, fica vemelho com um quadrado
        - quando tem um algum acesso bloqueado, fica vermelho
        - quando é bloqueado um acesso importante, fica vermelho forte

      2 - com um clique eu posso travar o firewall, bloqueando internet do computador, com um clique, destravo.

    Infelizmente é um app que não tem tido manutenção por parte dos desenvolvedores, mas mesmo assim continua ótimo.
    Agora com a Mageia 6 acho houveram alterações na configuração de rede que estão deixando o firestarter sem funcionar, mas eu vou registrar um bug para tentar corrigir

    ________________

    Editado:: Achei uma dica do doktor5000 de 2015 sobre firewall que me ajudou a entender a diferença entre o ferestarter e o shorewall:

    Forum Mageia (en) - Re: How do I configure the firewall- doktor5000 » Nov 20th, 2015

      O doktor5000 dá a dica de usar os comandos
      Código: Selecionar todos
      shorewall clear
      iptables -L
      service webmin status


      iptables -L --> (para ver as regras do firewall)
      shorewall clear --> (para limpar as regras do firewall, desabilitando/desligando o firewall
      service webmin status --> (verifica se o webmin está funcionando)

    Verifiquei o Mageia 5 após ativar o shorewall ativado no CCM, na aba segurança e acessando no CCM, em "Configure a Segurança do Sistema, Permissões e Auditoria", dá pra ver que o Shorewall fica habilitado com 89 regras. Depois eu abro o Firestarter e as regras reduzem para 47. Fiquei surpreso com isso.

    Fiz essa mesma verificação na Mageia, no CCM e o Shorewall habilitado com 71 regras, o Firestarter não está funcionando na Mageia 6, mas se estivesse, provavelmente seriam as 47 regras.

    Pelo que estou vendo, o Shorewall é bom e mais simples e muito eficiente. O Firestarter está obsoleto e é redundante em relação ao Shorewall. Vou rever esta minha sugestão sobre o uso do Firestarter por estar desatualizado, reconheço isso. Mas é uma ferramenta que seria ótima se fosse atualizada, porque sua interatividade é impressionante. Dá as informações no ícone da área de notificação, em tempo real, dos ataques bloqueados e dá o ip e o nome da máquina.

    Bequimão,
    Em discussões no Fórum Mageia internacional, várias vezes me questionaram sobre porque de usar o Firestarter por estar obsoleto e eu sempre insisti e usar porque ele é muito interativo, dá muitas informações em tempo real, mas ontem, depois de muito tempo, resolvi fazer uma verificação mais detalhadas, e tirei algumas breves conclusões:

      Breves conclusões:

        1 - O Firestarter é um firewall está obsoleto, não está mais funcionando na Mageia 6, tendo seu desenvolvimento parado na versão 1.0.3 há vários anos, acho que a última versão é de 2005 (ver aqui) .
        2 - Rodar o Firestarter no Mageia 5 habilita 47 regras no iptables.
        3 - Rodar o Shorewall (firewall nativo da Mageia) habilita 71 regras (na Mageia 6) no iptables.
        4 - Cada vez que o Firestarter for iniciado ou for usado, suas antigas 47 regras irão sobrescrever no Iptables as 71 regras do Shorewall, que está atualizado.
        5 - Firestarter e o Shorewall são duas interface gráfica (front-end) do iptables, que é o firewall nativo em qualquer linux, pois está inserido no kernel.
        6 - Firestarte sempre foi reconhecido por ser amigável, ser simples de usar, bem prático e interativo, com informações em tempo real, mas infelizmente esta obsoleto, o que pode comprometer a eficência do firewall e portanto a segurança do sistema.
        7 - Por isso, vou rever meu uso e minhas recomendações para o uso do Firestarter por estar obsoleto (fiz a alteração no texto de dicas acima), mas gostaria de encontrar um firewall que tivesse as mesmas opções de interatividade que ele tem.
    Avatar do usuário
    macxi
    Suporte Wiki Mageia Brasil
    Suporte Wiki Mageia Brasil
     
    Mensagens: 1565
    Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor padula » Qui Ago 10, 2017 9:06 pm

    grande macxi ....belo trabalho ....meus parabéns, sempre fazendo a diferença valeu por compartilhar sua experiência.... :::good:::
    http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
    Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
    Avatar do usuário
    padula
    Membro da Alquimia Mageia
    Membro da Alquimia Mageia
     
    Mensagens: 1143
    Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
    Localização: Sao paulo - Brasil

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor caffilhobr » Dom Ago 13, 2017 11:11 am

    Valeu por compartilhar maxci.

    Segue link do artigo que saiu no blog Viva o linux com dicas de pos instalação do Mageia 6.

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ma ... instalacao
    Carlos Filho
    Avatar do usuário
    caffilhobr
    Colaborador Especial Mageia
    Colaborador Especial Mageia
     
    Mensagens: 658
    Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:32 pm
    Localização: Uberlândia

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor Bequimão » Sáb Ago 19, 2017 12:51 pm

    Caro macxi,

    Mais uma pergunta: Vocês Brasileiros tem o hábito de sempre monitorar o sistema. Você considerou os programas nativos do KDE, ksysguard - KDE System monitor - e kinfocenter?

    Abs
    Bequimão
    Avatar do usuário
    Bequimão
    Colaborador Intermediario Mageia
    Colaborador Intermediario Mageia
     
    Mensagens: 132
    Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
    Localização: Mannheim, Alemanha

    Re: Dicas de pós instalação da Mageia 6

    Mensagempor macxi » Dom Ago 20, 2017 12:14 pm

    caffilhobr escreveu:Valeu por compartilhar maxci.

    Segue link do artigo que saiu no blog Viva o linux com dicas de pos instalação do Mageia 6.

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ma ... instalacao

    Oi Carlos,
    O Viva o Linux tem tido boas discussões sobre a Mageia.
    Muito boas as dicas do RLFontan, apenas não recomendaria habilitar as mídias Backports como ele fez, principalmente para usuários iniciantes, por instalar pacotes que ainda estão sendo testados, conforme comentado no outro tópico; Re: Repositórios de software da Mageia
    Avatar do usuário
    macxi
    Suporte Wiki Mageia Brasil
    Suporte Wiki Mageia Brasil
     
    Mensagens: 1565
    Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

    Re: Mageia 6 - dicas de configuração pós-instalação

    Mensagempor macxi » Dom Ago 20, 2017 12:37 pm

    Bequimão escreveu:Caro macxi,
    Mais uma pergunta: Vocês Brasileiros tem o hábito de sempre monitorar o sistema. Você considerou os programas nativos do KDE, ksysguard - KDE System monitor - e kinfocenter?
    Abs
    Bequimão

    Oi Bequimão,
    Eu não associava os comandos aos aplicativos, por isso:
    - rodei o comando (como usuáro comum) ksysguard e abriu o Monitor de Sistema do KDE (KDE System monitor), que é o mesmo aplicativo que abre com o atalho ctrl+esc
    - E tb rodei o comando (como usuáro comum) kinfocenter e abre o Centro de Informações do KDE, que parece que já vem instalado por padrão no KDE Plasma da Mageia 6.
    Obrigado pelas dicas
    Avatar do usuário
    macxi
    Suporte Wiki Mageia Brasil
    Suporte Wiki Mageia Brasil
     
    Mensagens: 1565
    Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm


    Voltar para Documentos, tutoriais, dicas, etc

    Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

    cron