SDDM -- como configurar no KDE?

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor André Luiz » Ter Out 06, 2015 4:33 pm

Pessoal,
Estou usando Mageia 5 c/ KDE 4.14 em meu desktop, mas resolvi trocar o KDM (Display Manager default do KDE) pelo SDDM, que está cotado inclusive para substituir o KDM como DM default no Plasma 5. No MCC, o SDDM já estava disponível (o pacote veio junto o LXQt, que eu baixei, testei mas... ainda não em convenceu! Muito "cru" comparado ao KDE...!), foi só selecionar, e reiniciar o DM. Mas, na sessão iniciada em KDE, não encontrei onde configurar o SDDM (apesar da tela padrão dele ter me agradado muito mais que a do KDM!, e ter iniciado muuuuuito mais rápido!...). Em configurações de sessão do KDE, só é possível ajustar o KDM (para mim, isso é um erro! Essa configuração deveria estar no MCC, já que ela não se restringe às preferências de sessão de um usuário... mas isso é outra história), e no MCC não vi nada que permita fazer os ajustes finos.
Alguma dica?
Valeu!
Editado pela última vez por André Luiz em Qui Out 08, 2015 3:36 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 8:43 pm

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor Bequimão » Qua Out 07, 2015 12:28 pm

Olá André Luiz,

Não se pode dizer que se trata de um erro. Há de considerar as dependências. Se depende do Plasma 5, e lógico que não aparece nas opções.

Abraço
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Avatar do usuário
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 132
Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
Localização: Mannheim, Alemanha

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor André Luiz » Qua Out 07, 2015 1:45 pm

Obrigado pelo interesse, Bequimão.
Não considerei um 'erro', ou melhor, um 'bug', posto que o DM default do KDE 4 é o KDM. Mas, uma vez que há a possibilidade de trocar de DM, independente de qual ambiente gráfico usado na sessão (KDE, LXDE, GNOME, etc), então seria lógico esperar que também houvesse uma UI gráfica para configurar o DM escolhido, né? Ou seja: o 'design' do sistema -- colocando a UI de configuração do DM nas configurações de sessão do KDE ao invés de colocar no MCC, é que considero 'inadequada'! Algo que poderia ser mudado no Mageia 6, né?
Eu já tinha experimentado um DM diferente em outra ocasião, optando pelo LightDM. http://mageiadobrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=605 Mas não gostei, e como não havia como configurá-lo dentro de uma sessão com KDE, desisti e voltei pro KDM mesmo...
Resolvi dar um 'googleada', e achei o seguinte link: https://koyal13.wordpress.com/2015/01/30/instalacion-y-configuracion-de-sddm/ A página está em espanhol, mas é tranquilo de entender! Acho que vou usar essas dicas para configurar o SDDM em meu desktop, mesmo sem uma UI gráfica !

Abração!
Editado pela última vez por André Luiz em Qui Out 08, 2015 3:42 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 8:43 pm

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor denisbr » Qua Out 07, 2015 10:49 pm

Este artigo em espanhol poderia ser traduzido e adaptado para o Mageia :)
Avatar do usuário
denisbr
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 114
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 9:40 am

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor macxi » Qui Out 08, 2015 1:46 pm

Esse já é o padrão do Mageia 6 Caldeirão, em desenvolvimento, que virá com o KDE plasma.

    Image

Obs: O Mageia 6 ainda não tem nem alpha ainda (o planejamento ainda está sem data), mas dá para ver como está indo, instalando uma versão cauldron antiga, como um beta do Mageia 5
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor paulinho1971 » Qui Out 08, 2015 6:14 pm

Kf5 Macxi?

T+
paulinho1971
 

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor macxi » Qui Out 08, 2015 8:15 pm

Sim,
KDE Framework 5
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor caffilhobr » Qui Out 08, 2015 8:29 pm

Show de bola!!! Como posso baixar o Mageia 6 que está em desenvolvimento??
Carlos Filho
Avatar do usuário
caffilhobr
Colaborador Especial Mageia
Colaborador Especial Mageia
 
Mensagens: 658
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:32 pm
Localização: Uberlândia

Re: SDDM -- como configurar no KDE?

Mensagempor macxi » Qui Out 08, 2015 8:51 pm

A Mageia 6 não está disponível ainda. Não há nenhuma versão de teste disponível. Mas dá pra ver como estão os preparativos para o primeiro alpha da Mageia 6, quando se instala uma outra versão da Mageia em desenvolvimento (caldeirão ou cauldron) como a Mageia 5 Alpha ou Beta. Depois é só atualizar. Mas ainda está muito quebrada. O KDE 4 já foi substituido pelo KF5, mas tem que cuidar pois pode haver quebra do sistema.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm


Voltar para KDE

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron